sábado, 29 de setembro de 2012

Uma Aventura em Brno...

Sim... Brno, ou Brünn, como era antigamente, ou Brna, como nos estamos a referir a algo sem estar efectivamente a falar para ele (sim já sei algo de checo) ou então, como se deve pronunciar: Brenô (com 'e' mudo), adiante:
Este fim de semana viemos passear a Brno, é a segunda maior cidade da Republica Checa, e tem, provavelmente, a maior distribuição de catedrais por metro quadrado que eu já vi, o que é surpreendente para um país sob influência soviética. Mas o que mais me estranhou de tudo foi a quantidade de culturas e alegorias diferentes que conseguimos encontrar: temos catedrais católicas (mas senhoras Catedrais! daquelas que tem o dobro ou o triplo da altura do resto dos edificios à volta, e claro, com 54 degraus até ao primeiro andar), vimos estátuas de Genghis Khan (os seus dotes também devem cá ter chegado), reparámos em esculturas de Caronte em capelas de ossos, e templos satânicos rodeados de esqueletos, fontes com dragões, arcanjos com espadas de fogo, retratos da fundação de Roma, arraiais de pancada ciganos e também estações de comboio indianas, com comboios de vapor!
Encontrámos bebedos metaleiros com conhecimentos profundos de história nacional e homens sábios e de barbas brancas que nos contou uma história que dava para um livro (e eu só queria saber se o escrevia como biografia ou não, mas isso é conteúdo para outro post).
Para não variar, consegui-me perder numa cidade grande, mas em minha defesa, havia lá um bar de... de... danças exóticas, e os outros foram por ruelas e esqueceram-se de mim (são matemáticas muito dificeis contar até 12)...
Mas pronto, todas estas aventuras já eram de esperar, só pelo inicio da viagem em que nos levantámos às 6h30 da manhã, a um feriado, para apanhar um comboio que parou a meio porque havia cortes de electricidade e tivemos de fazer uns 50km num autocarro que mais parecia uma lata de sardinhas, à conversa com um metaleiro a cheirar a cerveja que rondou temas tão essenciais como Moonspell (sabiam que agora sou chefe de uma claque deles?), Terra Média, e História e Cultura da República Checa...

Mas que grande aventura :D

Sem comentários:

Enviar um comentário